WeCreativez WhatsApp Support
Nossa equipe de suporte ao cliente está aqui para responder às suas perguntas. Pergunte-nos qualquer coisa!
Olá, como posso ajudar?

Blog

5 dicas para evitar acidentes de trânsito

5 dicas para evitar acidentes de trânsito

O trânsito brasileiro está cada vez mais congestionado e caótico. São muitas pessoas que passam horas de seus dias no trânsito e, com isso, podem se tornar vítimas de acidente de trânsito.

Dirigir com cautela é muito importante para a segurança do motorista, dos seus passageiros e dos pedestres e a atenção ao dirigir é essencial, além de evitar muitos acidentes. Continue lendo, fique atento às nossas dicas e saiba como evitar acidentes de trânsito:

  • Faça a manutenção preventiva do seu carro!
    Muitos acidentes são causados por falta de manutenção no veículo. Pneus carecas, por exemplo, deixam a estabilidade do carro totalmente prejudicada, sendo assim, faça sempre a manutenção preventiva do seu carro, verificando os faróis, pedais, pisca-alerta e o sistema elétrico. Certifique-se de que o carro está em boas condições antes de sair com ele.
  • Respeite as leis de trânsito!
    As leis de trânsito existem justamente para evitar acidentes e proporcionar segurança aos motoristas e pedestres. Por isso, devem ser seguidas à risca, jamais sendo menosprezadas ou esquecidas.

Lembre-se, por exemplo, de usar o cinto de segurança sempre. Ele é obrigatório e salva muitas vidas. Preste atenção à sinalização da via, respeitando os limites de velocidade, a faixa de pedestres e os outros veículos.

Dê sempre a preferência e tenha em mente que atitudes egoístas podem se tornar acidentes, gerando conflitos desnecessários. Outra atitude importante é sempre manter distância segura do veículo à frente. Essas são ações simples, mas que vão ajudar a evitar acidentes de trânsito.

  • Esteja apto para dirigir!
    Muitos acidentes acontecem porque os motoristas não estavam em boas condições físicas ou mentais para dirigir. O cansaço é um exemplo de algo que pode ser fatal, por isso, deve ser evitado a todo custo. Durma um pouco e descanse antes de pegar a estrada, lembrando sempre de que não vale a pena dirigir cansado ou com sono.

E é claro: não pegue o veículo se estiver sob efeito de drogas ou bebidas alcoólicas. Com segurança não se brinca, não é mesmo? Se beber, não dirija. Vá de táxi ou peça para um amigo que não bebeu ir dirigindo.

  • Verifique a previsão do tempo!
    Sempre que possível, verifique a previsão do tempo para não ser pego de surpresa. Sabemos o quão fácil é dirigir em um dia ensolarado, mas as chuvas e neblinas prejudicam muito a visão dos motoristas, podendo, sim, causar diversos acidentes.

Em dias chuvosos você deve redobrar a atenção, andando sempre com cautela e com a velocidade reduzida para que o carro não derrape na pista e nem colida com outro veículo.

Se for dirigir sob neblina, também não deixe de reduzir a velocidade e aumentar a distância entre seu carro e o da frente, pois a pista fica úmida e escorregadia. Use o farol baixo sempre e fique de olho nas faixas de sinalização da pista. Evite realizar ultrapassagens e não se esqueça de sinalizar para qualquer manobra que for realizar.

  • Não use o celular ao dirigir!
    Muitos motoristas dividem atenção entre dirigir e mandar mensagens no celular, sendo essa a causa de muitos acidentes. Caso você precise utilizar o celular para responder uma mensagem ou atender uma ligação, pare o veículo em local apropriado e, só depois, pegue o seu telefone.

Seguindo nossas dicas temos a certeza de que você vai evitar acidentes de trânsito e trafegar com segurança com sua família.

Gostou do nosso post? Que tal compartilhar nas redes sociais para ajudar mais pessoas a evitar acidentes de trânsito!